e

Hebreus    9 (28 vs)<<︎︎︎>>capítulos


ORA também o primeiro tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.    ⬇︎     ⬆︎

Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.    ⬇︎     ⬆︎

Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,    ⬇︎     ⬆︎

Que tinha o incensário de ouro, e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor: em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Aarão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto;    ⬇︎     ⬆︎

E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.    ⬇︎     ⬆︎

Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;    ⬇︎     ⬆︎

Mas no segundo só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo:    ⬇︎     ⬆︎

Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo.    ⬇︎     ⬆︎

Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;    ⬇︎     ⬆︎

Consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.    ⬇︎     ⬆︎

Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,    ⬇︎     ⬆︎

Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.    ⬇︎     ⬆︎

Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza duma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,    ⬇︎     ⬆︎

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?    ⬇︎     ⬆︎

E por isso é Mediador dum novo Testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.    ⬇︎     ⬆︎

Porque onde há testamento necessário é que intervenha a morte do testador.    ⬇︎     ⬆︎

Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?    ⬇︎     ⬆︎

Pelo que também o primeiro não foi consagrado sem sangue;    ⬇︎     ⬆︎

Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,    ⬇︎     ⬆︎

Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.    ⬇︎     ⬆︎

E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.    ⬇︎     ⬆︎

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.    ⬇︎     ⬆︎

De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.    ⬇︎     ⬆︎

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;    ⬇︎     ⬆︎

Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;    ⬇︎     ⬆︎

Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo: mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.    ⬇︎     ⬆︎

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,    ⬇︎     ⬆︎

Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.    ⬇︎     ⬆︎


Capítulos:
9

Índice dos livros <<︎︎︎>>︎︎︎