e
Gálatas
4
(31 vs)
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capítulos
DIGO, pois,
que
todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
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Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
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Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo,
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Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
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Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
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E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
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Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
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Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
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Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
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Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
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Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
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Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu
sou
como vós: nenhum mal me fizestes.
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E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne;
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E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo
mesmo.
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Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.
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Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?
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Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
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É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
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Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós:
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Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz: porque estou perplexo a vosso respeito.
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Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
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Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
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Todavia o que
era
da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que
era
da livre, por promessa.
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O que se entende por alegoria: porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
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Ora esta Agar
é
Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
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Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
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Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz: esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que
os
da que tem marido.
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Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
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Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim
é
também agora.
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Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
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De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
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Capítulos:
4
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