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Romanos    4 (25 vs)<<︎︎︎>>capítulos


QUE diremos pois ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?    ⬇︎     ⬆︎

Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.    ⬇︎     ⬆︎

Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.    ⬇︎     ⬆︎

Ora àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.    ⬇︎     ⬆︎

Mas àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.    ⬇︎     ⬆︎

Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:    ⬇︎     ⬆︎

Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.    ⬇︎     ⬆︎

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.    ⬇︎     ⬆︎

Vem pois esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.    ⬇︎     ⬆︎

Como lhe foi pois imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.    ⬇︎     ⬆︎

E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;    ⬇︎     ⬆︎

E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé de nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.    ⬇︎     ⬆︎

Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.    ⬇︎     ⬆︎

Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.    ⬇︎     ⬆︎

Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.    ⬇︎     ⬆︎

Portanto é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós.    ⬇︎     ⬆︎

Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.    ⬇︎     ⬆︎

O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.    ⬇︎     ⬆︎

E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sara.    ⬇︎     ⬆︎

E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus;    ⬇︎     ⬆︎

E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.    ⬇︎     ⬆︎

Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça.    ⬇︎     ⬆︎

Ora não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,    ⬇︎     ⬆︎

Mas também por nós, a quem será tomado em conta; os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;    ⬇︎     ⬆︎

O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.    ⬇︎     ⬆︎


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