e
Romanos
3
(31 vs)
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capítulos
QUAL é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
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Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas,
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Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
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De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.
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E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura
será
Deus injusto, trazendo ira
sobre nós
? Falo como homem.
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De maneira nenhuma: doutro modo, como julgará Deus o mundo?
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Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
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E por que não
dizemos
como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos: Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
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Pois quê? Somos nós mais excelentes? de maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
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Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
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Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
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Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
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A sua garganta
é um
sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente: peçonha de áspides
está
debaixo de seus lábios;
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Cuja boca
está
cheia de maldição e amargura.
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Os seus pés
são
ligeiros para derramar sangue.
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Em seus caminhos
há
destruição e miséria;
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E não conheceram o caminho da paz.
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Não há temor de Deus diante de seus olhos.
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Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável
diante
de Deus.
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Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
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Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
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Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
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Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
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Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
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Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
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Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
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Onde
está
logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
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Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
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É porventura Deus somente dos judeus? E não o
é
também dos gentios? Também dos gentios, certamente.
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Se Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão,
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Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
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Capítulos:
3
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